Como Fazer Cerveja Artesanal

Curso de Cerveja Artesanal

Estou querendo começar a fazer cerveja, porem sao varios os sites que ensinam e relacionam os equipamentos porem cada um com diferentes receitas e equipamentos, sendo eu um leigo na producao como faco para saber qual melhor, pois receitas sao varias mas penso que pra quem nao tem nocao alguma tera que ser muito detalhada ou se vc tiver os equipamentos necessarios e receita tbm fico grato.Há quatro mil anos, era uma prática comum na Babilônia, que no mês após casamento, pai da noiva abastecesse genro com todo hidromel (bebida alcóolica que é feita a partir da fermentação, processo também usado na produção de cerveja) que ele pudesse beber

fazer cerveja em casa

Como eles usavam calendário lunar, esse período era chamado de mês do mel”, ou como conhecemos hoje a lua de mel”.Os autores, especialistas no assunto, contam sobre as origens e as curiosidades históricas da cerveja, esmiúçam os processos de produção, com kits prontos ou com métodos tradicionais, orientam sobre a importância da limpeza, da pureza da água e do armazenamento, listam os equipamentos necessários, e abordam em detalhes os ingredientes, malte, lúpulo e levedura, além dos adjuntos, como especiarias, ervas e frutas.

A alfa amilase converte amido em cadeias grandes de açúcar não fermentável, as dextrinas, que irão contribuir com corpo da cerveja, e sua faixa de atuação vai de 63ºC até 70ºC, aproximadamente, enquanto a beta amilase, pega a dextrina e a quebra em partes menores, e esses açucares menores serão digeridos pelo fermento durante a fermentação, gerando álcool e CO2.

As cervejas do tipo Lager que, em geral, têm um aroma mais floral e sabor final mais seco e fresco –formam um grupo bastante grande em que estão as nossas populares Pilsen, variando de sabor e peso mesmo entre as industrializadas; as Bock, bastante maltadas e um pouco mais alcoólicas; as Eisbock, uma bock extra-forte; e as Munchner, nome das cervejas da cidade de Munique, fortemente maltadas; entre outras.

Como Fazer Cerveja Artesanal

Quando se fala em cerveja artesanal logo se pensa em uma produção rebuscada a algo caseiro, uma produção sem muito uso de tecnologia e maquinários, mas não é bem por aí. Obviamente, nos primórdios da produção cervejeira no mundo, a tecnologia não era tão avançada a ponto de se poder usufruir de maquinários capazes de nos poupar tempo e evitar desperdício na produção, sendo que nem mesmo um dos principais ingredientes da cerveja, a levedura, era conhecido.

A Vila St. Gallen é uma ótima opção cervejeira para quem visita a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio (já falamos sobre a cervejaria nessa matéria de turismo cervejeiro em Teresópolis ).

E além de ótimas cervejas e um ambiente bem agradável, a cervejaria também oferece seu curso de produção de Cervejas Artesanais, no último sábado de cada mês.

Em começou em 2008 a ministrar seus Cursos de Produção de cerveja pelo Brasil, com diversos cursos não só em sua cidade Natal, Rio de Janeiro, mas no Rio Grande do Sul, Curitiba, Londrina, Distrito federal, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Belo Horizonte e Salvador, além de professor do Curso de Sommeliers de Cervejas do Science Of a Beer, tendo já formado mais de 2500 alunos cervejeiros pelo país, ajudando na difusão da Cultura Cervejeira ainda tão incipiente pelo nosso jovem país.

Ainda no mesmo mês, a Escola Superior de Cerveja e Malte também vai oferecer os cursos de Harmonização com Cervejas, no segmento de gestão curso Como Montar a Sua Cervejaria e, na área de tecnologia e produção, cursos de Cervejeiro Artesanal – Home Brewer; Equipamentos, Automação e Layout e as novidades Microbiologia da Cerveja – Da levedura ao controle de qualidade, e Tecnologia de Produção de Refrigerantes e Refrescos.

Originarias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Tem entre seus tipos mais conhecidos a Pilsener, tipo de cerveja originariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener.

Tendo um perfil amplo, a nova entidade permite a livre associação de representantes da cadeia cervejeira artesanal englobando micro cervejarias, cervejeiros ciganos (que terceirizam suas produções), distribuidores especializados no segmento, ponto de vendas e de insumos, sommeliers e consultores de vendas, desde que possuam uma personalidade jurídica (empresa constituída).

Fazer Cerveja em Casa

cerveja artesanalApresentado por Juliano Mendes, consultor da Eisenbahn, Sr. Gerhard Beutling, mestre-cervejeiro da marca e Daniel Presser, cervejeiro caseiro associado à ACERVA catarinense, primeiro episódio da nossa websérie traz uma visão geral sobre processo de fabricação de cerveja caseira e um breve histórico de como essa atividade vem se desenvolvendo nos últimos anos.Na Cervejaria Ideal, tudo está à mão no dia da produção, realizada numa sala envidraçada, logo na entrada do bar. processo de fabricação dura 5 dias, processo natural de fabricação de cerveja dura mais 30.

Então em 35 dias dizemos que está pronto. Cara Red (200g) = Encorpando a cervejassa. Junte-se a nós nesse sonho e se permita sonhar e aprender os segredos de uma produção caseira de cerveja artesanal.

A loja foca em cervejas brasileiras e prioriza as cariocas – Three Monkeys, Trópica, 2cabeças, entre outras – mas os amantes das belgas e outras beldades importadas podem comemorar – a loja possui desde trapistas às cobiçadas Ola Dubh.

Faça curso de cerveja artesanal e viva essa nova e estimulante experiência de criar a sua cerveja com toda qualidade e tradição.

Aprenda aqui como fazer cerveja artesanal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *